Viciados BR
Olá bem vindo a o Viciados BR

Se você ainda não e membro Cadastre-se Agora
Ou se você já é membro, Logue-se .
e veja nosso Conteúdo.
Pois conteúdo aqui é o que não falta !
Painel de Usuário
Convidado
Mensagens: 0


Alterar
Ver
Tópicos e mensagens

Contador de Visitas

SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por Smolk em Qua Fev 02, 2011 8:45 am

Bom, como eu gosto muito sobre assunto de cores e o que elas representam, então vou postar umas definições sobre o assunto, leiam, reflitam, e aprendam. Espero que gostem!


Para começar: O que é Cor ?

Cor é como o olho (dos seres vivos animais) interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; e que corresponde à parte do espectro eletromagnético que é visível (380 a 700 nanômetros - 4,3x10^14Hz a 7,5x10^14 Hz). A Cor não é um fenômeno físico. Um mesmo comprimento de onda pode ser percebido diferentemente por diferentes pessoas (ou outros seres vivos animais), ou seja, cor é um fenômeno subjetivo e individual.



Psicologia e Fisiologia da Cor

Uma vez de se tratar não de uma propriedade do objeto, mas de um elemento perceptivo, a cor tem uma séria de implicações na Psicologia.

Dessa Forma, a percepção da cor pode causar uma série de sensações, de acordo com cada cultura, que costuma ser muito explorada pela publicidade. A cultura ocidental faz associar, por exemplo, o verde a esperança, o vermelho à fome, o púrpura ao luxo e o roxo ao luto.

A Gestalt (psicologia da forma) também se preocupou com a percepção das cores.


História da Teoria da Cor

Aristóteles

A mais antiga teoria sobre cores que se tem notícia é de autoria do filósofo grego Aristóteles. Aristóteles concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto.

Idade média

O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicológicos e culturais. O poeta medieval Plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera. O amarelo foi excluído desta lista por estar associado a mulheres, pois era usado no véu nupcial.


Renascença

Na renascença a natureza das cores foi estudada pelos artistas.

Leon Battista Alberti

Leon Battista Alberti, um discípulo de Brunelleschi, diria que seriam quatro as mais importantes, o vermelho, verde, azul e o cinza- as cores em número de quatro estão relacionadas aos quatro elementos (Fogo-vermelho; Ar-Azul; Água-verde; Terra-Cinza (como escreve em sua obra "De Pictura") . Essa visão reflete os seus gostos na tela. Alberti é contemporâneo de Leonardo da Vinci, e teve influencia sobre ele.

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci reuniu anotações para dois livros distintos e seus escritos foram posteriormente reunidos em um só livro intitulado Tratado da pintura e da paisagem. Ele se oporia a Aristóteles ao afirmar que a cor não era uma propriedade dos objetos, mas da luz. Havia uma concordância ao afirmar que todas as outras cores poderiam se formar a partir do vermelho, verde, azul e amarelo. Afirma ainda que o branco e o preto não são cores mas extremos da luz. Da Vinci foi o primeiro a observar que a sombra pode ser colorida, pesquisar a visão estereoscópica e mesmo tentou construir um fotômetro.

E vários outros...


Agora sobre as cores


Cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. Essas cores são misturadas entre si para produzir as demais cores do espectro. Quando duas cores primárias são misturadas, produz-se o que se conhece como cor secundária, e ao se misturar uma cor secundária com uma primária surge uma cor terciária.

Tradicionalmente, o vermelho, o azul e o amarelo são tratadas como as cores primárias nas artes plásticas. Esse sistema de classificação é conhecido como RYB. Entretanto, essa é uma definição errada do ponto de vista científico. Apesar de qualquer escolha de cores primárias ser essencialmente arbitrária, uma vez que o espectro de luz é contínuo, em se tratando de cores subtrativas (que somam ao preto, ex.: pigmentos) a escolha habitual é ciano, magenta, e amarelo; enquanto que para cores aditivas (que somam ao branco, ex: luz) são usados vermelho, verde e azul.

__________________________________________________________________

Cores secundárias são as cores que se formam pela mistura de duas cores primárias, em partes iguais.

No início, a teoria dos pigmentos era restrita à pintura. Os antigos pintores já faziam misturas antes da moderna ciência das cores, e as tintas usadas até então eram poucas. No sistema RYB, que emprega a teoria das cores de Leonardo da Vinci, as cores secundárias são:

* Verde - formado por azul e amarelo
* Laranja - formado por amarelo e vermelho
* Violeta (ou púrpura) - formado por azul e vermelho

Modernamente, contudo, considera-se dois casos de classificação de cores: o aditivo (ou luminoso) e o subtrativo (ou refletivo), uma vez que o sistema RYB não representa de fato todas as cores perceptíveis pelo olho humano. As cores primárias de um caso são secundárias do outro, e vice-versa.

__________________________________________________________________

Cor terciária é uma cor composta por uma cor primária e uma cor secundária. São ao todo seis cores, a saber:

* Laranja = vermelho + amarelo
* Oliva = verde + amarelo
* Turquesa = verde + ciano
* Celeste = azul + ciano
* Violeta = azul + magenta
* Cor de rosa = vermelho + magenta

A definição das cores terciárias independe de o caso ser aditivo (RGB) ou subtrativo (CMY), as cores são sempre as mesmas, e com as mesmas combinações.

__________________________________________________________________

Cores complementares são cores que, em certo sentido, são opostas umas às outras. A acepção dessas cores varia dentro da ciência das cores, na arte e no processo de impressão.

Na ciência das cores, duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem o preto, o branco ou alguma graduação de cinza. Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposto da outra.



__________________________________________________________________

Teoria das cores - a mais antiga teoria sobre cores que se tem notícia é de autoria do filósofo grego Aristóteles, o qual concluiu que as cores eram uma propriedade dos objetos. Assim como peso, material, textura, eles tinham cores. E, pautado pela mágica dos números, disse que eram em número de seis, o vermelho, o verde, azul, amarelo, branco e preto.

O estudo de cores sempre foi influenciado por aspectos psicológicos e culturais. O poeta medieval Plínio certa vez teorizou que as três cores básicas seriam o vermelho vivo, o ametista e uma outra que chamou de conchífera. O amarelo foi excluído desta lista por estar associado a mulheres, pois era usado no véu nupcial



__________________________________________________________________

Espaço de cores (também sistema de cores ou espectro de cores) é um modelo abstrato matemático para formalizar a descrição de cores através de tuplas de números, tipicamente formadas por três ou quatro elementos. RGB e CMYK são espaços de cores.

Um Espaço de Cor pode ser visto como um sistema definido por uma base representativa dos componentes, de acordo com a definição do espaço considerado. A representação de qualquer cor pode então ser feita à custa da combinação desses componentes. São normalmente tridimensionais.




__________________________________________________________________

CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black).

A letra K no final significa Key pois o preto que é obtido com as três primeiras cores, CMY, não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessário a aplicação de preto "puro".

O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.



__________________________________________________________________

RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYK de cores subtrativas.

O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, de Young-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisões RCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.




__________________________________________________________________


HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation (saturação) e value (valor). Esse sistema também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:

* Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde o vermelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
* Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
* Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.

Esse sistema foi inventado no ano de 1974, por Alvy Ray Smith.[1] É caracterizada por ser uma transformação não-linear do sistema de cores RGB.


O sistema de cores HSV sendo visto como um círculo.
avatar
Smolk
Administrador
Administrador

Post Post : 413
Reputação Reputação : 25
Data de Inscriçao Data de Inscriçao : 22/11/2010
Localização : No pc

Ver perfil do usuário http://www.neet-forum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por - Goooglee em Qua Fev 02, 2011 8:48 am

Agora eu sei que alem do CMYK e o RGB tem o BW Wink
avatar
- Goooglee
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Post Post : 458
Reputação Reputação : 4
Data de Inscriçao Data de Inscriçao : 31/01/2011
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://equipetenso.co.nr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por Smolk em Qua Fev 02, 2011 8:54 am

Smile .
Estou aqui pra isso ensina.
avatar
Smolk
Administrador
Administrador

Post Post : 413
Reputação Reputação : 25
Data de Inscriçao Data de Inscriçao : 22/11/2010
Localização : No pc

Ver perfil do usuário http://www.neet-forum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por - Goooglee em Qua Fev 02, 2011 8:59 am

Em breve trarei ao forum o sistema de cores BW ele é muito bom, porque pode iluminar e escurecer qualquer coisa *-*
avatar
- Goooglee
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Post Post : 458
Reputação Reputação : 4
Data de Inscriçao Data de Inscriçao : 31/01/2011
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://equipetenso.co.nr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por Smolk em Qua Fev 02, 2011 9:04 am

hum ...
Pareçe ser muito bom mesmo
avatar
Smolk
Administrador
Administrador

Post Post : 413
Reputação Reputação : 25
Data de Inscriçao Data de Inscriçao : 22/11/2010
Localização : No pc

Ver perfil do usuário http://www.neet-forum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por - Goooglee em Qua Fev 02, 2011 9:05 am

Acho que lá pelo proximo mês chegara o novo modo de cores ao forum Wink
avatar
- Goooglee
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Post Post : 458
Reputação Reputação : 4
Data de Inscriçao Data de Inscriçao : 31/01/2011
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://equipetenso.co.nr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: SOBRE AS CORES, FIQUE POR DENTRO DO ASSUNTO!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum