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Need for Speed Nitro - Nintendo DS

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Need for Speed Nitro - Nintendo DS

Mensagem por deilaa em Sex Fev 04, 2011 4:47 pm


Versão para portátil traz tudo o que faz um bom NFS. Mas faltou polimento.



A ideia da EA para Need for Speed Nitro foi realmente bastante simples e
específica: dar um apelo mais casual a uma franquia inegavelmente
“hardcore” — um estilo já um tanto casual, convenhamos. Lançado
juntamente com outras duas novas empreitadas da franquia — Shift e
Online —, Nitro traz para os consoles da Nintendo uma jogabilidade um
tanto mais permissiva, juntamente com gráficos que bem poderiam ter
buscado inspiração no filme Carros, da Pixar.


Particularmente, a versão para DS, além de continuar a tradição NFS de
personalização e velocidades obcenas, ainda faz alguns malabarismos para
driblar as limitações técnicas do console. Em outras palavras, esqueça
os gráficos em 3D com pretensões ao realismo.





Mas tudo bem, afinal, não faltaram oportunidades para que a
desenvolvedora Firebrand Games aprendesse a lidar com as idiossincrasias
do portátil. Para quem não conhece, a softhouse já esteve por trás de
diversos projetos para o DS. Apenas para nomear alguns, basta lembrar de
TrackMania DS e DiRT 2 — que, basicamente, mais se parece com um Create
& Race com apelo arcade.


Com novo visual e, de maneira geral, uma nova atitude, Nitro vem munido
da esperança de fazer renascer a franquia no portátil. Tudo bem. Talvez
o resultado final não fique à altura da apologia inflamada dos releases
de imprensa. Mas, fato é, Nitro realmente não faz feio. Apresenta uma
boa sensação de velocidade, um visual bastante adequado — embora algumas
derrapadas apareçam aqui e ali —, e as tradicionais opções de
personalização.


Aprovado


Do que nós gostamos





Boa sensação de velocidade


Encarar um jogo de corrida em um portátil é sempre uma incógnita. Quer
dizer, como será que os desenvolvedores conseguiram traduzir a dinâmica
vertiginosa tão característica do gênero para uma versão dentro das
possibilidades de um console de mão? Nesse ponto, resultados pelo menos
medíocres são sempre esperados.




Mas, pasme, esse realmente não é o caso de Nitro! Mesmo
com as limitações de hardware do DS, o game realmente consegue passar
uma boa sensação de velocidade. Tudo bem, os mais puristas ou fãs de
simuladores provavelmente vão torcer o nariz quando um Ford Focus
levantar voo e girar pelo ar. Mas, ei! Lembre-se! É Need for Speed!
Realismo realmente não é a ideia aqui!


Prova disso é o sistema denominado “Heroic Driving System”. Trata-se de
uma série de movimentos no mínimo inacreditáveis que acrescentam um
pouco mais daquela dimensão tipicamente NFS. A execução é realmente
bastante simples: em determinados momentos, um minigame de contexto é
exibido na tela, e você poderá: pular (isso é sério!) sobre um oponente,
girar sobre uma ponte, passar sobre duas rodas entre viaturas
policiais, etc.


De maneira geral, os controles são bastante responsivos. Embora nitro e
o tradicional “drift” não transmitam propriamente uma sensação de
naturalidade, realmente não existem maiores problemas na hora de manter o
carro na pista. De qualquer forma, vai um aviso: quem é fã de
simuladores pode acabar meio perturbado após ver o seu veículo
executando uma curva de 90º a mais de 200 quilômetros por hora.


Ampla variedade de cenários


A versão para DS de Nitro traz uma ampla variedade de pistas, cada qual
com um estilo bastante único — embora também bastante estereotipado,
como as pirâmides em Cairo. A bem da verdade, nem mesmo no Wii o jogo
apresenta tanta variedade de locais, o que é realmente surpreendente.



No total, o game traz seis cidades: San Diego, Dubai, Rio de Janeiro, Cairo, Singapura e Madri. Em Cairo,
conforme já mencionado, a pista é locupletada por tudo que traduz a
imagem do Egito na mídia: areia, esfinges e pirâmides. Dubai traz um
complexo sistema de túneis — incluindo um enorme tanque de peixes. Madri
traz circuitos mais clássicos, embora sem prescindir de uma verdadeira
profusão de cores.


Para completar o apelo dos cenários, Nitro ainda traz diversos trechos
denominados “momentos lendários”. Basicamente, são locais “secretos” que
conduzem a corrida para locais bastante insólitos, como um portentoso
trilho de montanha russa. Nada mal.


Carros e mais carros


Outro aspecto surpreendente na versão de bolso de Nitro é a variedade
de veículos. São Dodges, Fordes, Nissans e Renaults como representantes
dos veículos que você normalmente vê pelas ruas. Já em um patamar um
pouco mais profissional, aparecem verdadeiras beldades automobilísticas
como Porsches e Lamborghinis. São nada mais nada menos que 33 carros no
total. Realmente, nada mal para um portátil.


Como você já deve imaginar, boa parte desses carros aparece
inicialmente bloqueada. Para botar as mãos em alguns dos volantes mais
quentes que se tem conhecimento, você terá que atravessar os vários
desafios do modo carreira — conforme você confere abaixo.


Colhendo os louros do
modo carreira



A coisa toda se desenrola em Nitro no modo carreira. É aqui que você
poderá desbloquear novas pistas, novos veículos e também novos desafios.
Entretanto, caso você esteja pensando que aqui basta conseguir um bom
lugar no pódio, melhor olhar novamente. Além da colocação final do
piloto, Nitro também contabiliza os pontos conquistados com objetivos
secundários durante as corridas.





Assim sendo, é bom abusar dos “drifts” e do “Heroic Driving System”,
que realmente vão pesar ao final da corrida. Além disso, atravessar
certos marcadores durante a corrida farão com que as corres do seu carro
tinjam o cenário, acrescentando mais alguns pontos ao final.


Mas nem tudo é corrida pura e simples aqui. Cada pista do modo carreira
trará um objetivo distinto. Além de “Circuit” — que mais se aproxima de
uma corrida propriamente dita —, aparecem como “Knock All” (o último
colocado em cada volta é eliminado), Sprint (o clássico desafio
“ponto-a-ponto”) e o bem menos tradicional “Smash Countdown”, que
convida o jogador a... destruir gnomos ou outras estruturas em
determinado período de tempo.


Além do modo carreira...


Caso os objetivos atípicos do modo carreira não façam muito o seu tipo,
fique tranquilo; existem ainda o clássico modo arcade — com 22 pistas,
todas com o desafio “Circuit” — e um consistente modo multiplayer para
até quatro jogadores.


Reprovado




O que me espantou .. No mau sentido





Um pouco mais de “sintonia fina” não faria mal



Tudo bem, não dá pra esperar muita coisa em termos de textura no DS. E a
saída encontrada pela Firebrand — estilizar em vez de apostar em um
ambiente 3D potencialmente frustrante — realmente não foi ruim. O
problema é que os gráficos de Nitro apresentam uma clara necessidade de
refinamento. São “pop-ins” constantes, texturas falhas e movimentos, às
vezes, não muito convincentes. Quem sabe uma sequência não seria a
solução?


Melhor um jukebox...



Então você é uma pessoa eclética, e não tem problemas com uma coletânea
de músicas que misturam coisas como Placebo, Armand Van Helden e Lady
Gaga? Tudo bem. Afinal, trata-se da mesma trilha sonora da versão para
Wii. O problema é que no DS, durante as corridas, esses sons assumem
versões MIDI francamente dispensáveis.


Personalização: a ideia até foi boa



É verdade que personalizações ao extremo sempre foi uma das marcas registradas em NFS. Também é
verdade que as possibilidades de customização na versão de Nitro para
Wii não fazem feio. Entretanto, as possibilidades no DS são apenas uma
sombra pálida da variedade multicolorida do Wii.


Valeu pela ideia, é claro. Mas dificilmente você verá no seu carro
personalizado algo realmente único. São bem menos corre, com
(obviamente) muito menos definição e apenas algumas possibilidades para
aplicação de vinil — boa parte delas com absolutamente nada a ver com
corridas, como um jogador de hóquei.


Modo carreira potencialmente entediante


Embora existam diversos desafios, pistas e carros, Nitro pode acabar se
tornando maçante após algum tempo, principalmente no modo carreira, no
qual a ideia é atravessar três vezes (bronze, prata e ouro) praticamente
os mesmos desafios e em todas as pistas. É divertido no começo, mas
acaba cansando um pouco. Mas o problema é que, caso você realmente
queira novos carros e pistas, essa é a única forma de consegui-los.

Conclusão




Vale a pena?





A versão para DS de Need for Speed Nitro realmente não é ruim. Em
termos de controle e sensação de velocidade é até uma surpresa. Também
estão aqui todos os elementos comumente associados à franquia, como o
estilo “hardcore” — cuja epítome é, sem dúvida, o sistema “Heroic
Driving” — e as possibilidades de personalização.





Entretanto, um pouco mais de polimento realmente não faria mal.
Sobretudo em relação aos gráficos e ao acabamento, de forma geral. Mas,
de qualquer forma, não deixa de ser uma boa diversão... pelo menos
durante algumas horas. Em outras palavras, se você é um fã de
carteirinha da franquia, talvez valha a pena dar uma olhada. Se não,
sempre existem alternativas, como a consistente versão de GRiD lançada
para o portátil.
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Re: Need for Speed Nitro - Nintendo DS

Mensagem por - Goooglee em Dom Fev 06, 2011 7:03 pm

Ficou muito ruim os graficos para ds, o de ninte wii ficou muito mais show Very Happy
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Re: Need for Speed Nitro - Nintendo DS

Mensagem por deilaa em Dom Fev 06, 2011 7:08 pm

concordo,mas eu acho q é porque wii é mais evoluido,sei lá -q
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Re: Need for Speed Nitro - Nintendo DS

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